sábado, 11 de dezembro de 2010

4.o (quarto) dia de viagem

Primeiramente gostaria de dizer que è muito legal saber que o pessoal da minha famìlia e amigos estáo acompanhando o blog. Isso me dà forças para encarar um teclado que jà està apagado, diferente e em um computador que sò de iniciar o joguinho paciência ele jà trava.
Bom, o episòdio na casa do senhor brasileiro0boliviano foi muuuito engraçado. Primeiro que quando cheguei pra comer, ele tava desesperado porque tinha acabado o gàs, saiu correndo para comprar. Nisso fui dar mais uma volta pela cidade, praça, talz. Quando voltei, a comida estava na mesa. Uns pedaços de carne temperada com pao frances. Nao sei se era a fome, ou sei là, mas a carne estava òtima.
O suco
Me serviram um suco com uma fruta local, nao sei o que è. A aparencia era horrìvel, parecia agua suja, que acabaram de lavar a louça, e cheio de pedacinhos brancos da fruta. Foi dar a primeira golada q vi q o suco era muito bom. Em um momento, o senhor levantou e foi â sala. Nisso, eu ia engolindo os pedaços de fruta, sem mastigar, porque a testura era estranha. A mulher dele e sua cunhada (ambas bolivianas e q nao entendiam nada do q a gnt faava) nao me disseram nada. Porèm, a cunhada foi dando risada falar com o senhor. Nisso ele volta cascando o bico "HAHA, ela me falou que você mandou o caroço pra dentro, nao pode engolir...cuidado com a saìda agora, e sorte sua q nao era abacate". Foi muito engraçado, as bolivians choravam de rir.
Outro fato engraçado è q realmete elas nao entendiam nada. O senhor virava pra mim e falava: fica sossegado, ò, elas sò dao risada mas nao entendem nada, quer ver. e falava portugues ràpido: "O, meu amigo brasileiro ta falando aqui que quer te dar umas pimbadas, falou tambem que c tem um bundao". kkkkkk eu chorei de dar risada, e elas deram risada tambèm, mas nìtido que náo entendiam nada. O tiozào era muito doido. E ficava falando umonte de besteiras muito mais sujas do que essas pra ela hehe. Eu náo sabia onde enfiar a cara.
Ai saò, peguei um mini atè a estaçao. Là encontrei dois gringos que ja tiunha conversado antes, talz, dado uma luz. Ao invès de comprar uma passagem direto pra la pazx, comprei pra cochabamba pra depois ir p la paz (e bem mais barato).
A velha maluca
Estava no onibus pra cochabamba, tudo certo, com bolachas e àgua. Caì no sono. De repente, nem lembro o que estava sonhando, sei que acordei assustado, porque estavam me socando o braço, me dando murros mesmo. Quando acordei vi q era a velha loka do meu lado q tava me dando porrada. Eu náo entendi bulhufas. "perdon, senhora, perdon, que hay hecho para la senhora? perdon, perdon!". Ficou um clima estranho, e fiquei quieto. Mas, como curioso que sou, eu realmente queria sabert o que aconteceu. Uns 10 minutos depois, pedi passagem pra ela, pois disse q queria ir no banheiro(mentira, sò tava testando). Ela falou que nao ia sair."Mas senhora, necessito ir ao..." "CALLA TE! NO TE ENTIENDES?CALLA TE!". Ela eras velhinhas tradcionais bolivianas, catòlicas. Entáo falei: "Pelo amor de virgen maria, tambièn soy catolico, me diga o que se passo?" Aì ela amenizou, mas ficou muda. Comecei a perguntar pra velharada q tava do lado. Ficou um clima estranho, todos viram q a veilha deu de loka. Sò me falaram: "No conoces ella, no hable com ella. No hable con ella." Aì eu desisti de entender, fiquei quieto e voltei a dormir (mesmo com medo de apanhar de novo, pois uma das minhas hipòteses è q eu teria roncado e irritado ela).
CHeguei em Cochabamba, comprio passagem pra La Paz (me enrolaram, era 30 Bs e me fizxeram por 35 Bs). No ônibus conhci mais uma galera, duas bolivianas tambèm, que modèstia a parte tavam rasgando muita seda pra mim, querendo saber o que eu ia fazwer de noite. Bom, ainda peguei carona com um amigo delas, de carro, me deixaram na frente do hotel qe estou. Sò q dei um perdido neas pra hoje a noite, que alias vo comer uma pizza e ir pra um bar/balada Mongo¨s.

Dinheiro
Fiz burrada, deveria ter trazido mais dòlares ou mais bolivianos, apesar de ser muito barato. Para que tenham ideia: gastei 400 reais (comprei 490 bolivianos e 120 dòlares). Ainda tenho 100 bolivianos, e 120 dòlares( que se vender geram 840 bolivanos) . Vou tentar mandar dinheiro pela net na conta do hotel e eles sacarem pra mim, vamos ver. Náo tem santander na bolivia, e no peru sò tem na capital, e nao vou pra là.

Hoje
Cheguei em La Paz, QUE CIDADE LOKA. È muito estranho, ao redor de morros gigantes, com casas que vao atè muito alto no morro. Andei pela cidade, fui ao shopping, vi mercadorias muito baratas. Tenis que custam 800 reais no brasil que aqui sairiram uns 160 reais (original, no shopping). Mas resisti e nao comprei, nao to precisando. AH, QUE TRÂNSITO MALUCO. Meu deus! Em Santa Cruz de la Sierra jà tinha percebido isso. A buzina aqui è tipo quando você dà seta. Toda hora nego mete a mao na buzina, è uma loucura. Alèm do que, parece que TODA HORA vai ter acidente de carro, haha è muito loko. Jogam o carro em cima do outro e tao nem aì, o outro que pare. Toda hora tem isso. Agora vou tomar um banho no hotel (sim, estou tomando um banho por dia, por incrìvel que pareça) e comer pizza e depois ir pra noite. Aliàs, comi spaghetti hoje, muito bom 30 bs (cerca de 8 reais).
Amanhá vou fazer um passeio ao Vale de la Luna e monte Chacaltaya (SIM, TEM NEVE!!! VO ANDAR NA NEVE HAHA!!!!!). Mais de 5 mil metros de altitude. Falando nisso, to com muita falta de ar o dia todo e dor de cabeça. Masquei folha de coca, náo muito. Alivia um pouco e amortece a lingua (gosto horrìvel) Amanhá temos que tomar o chà pra aguentar a caminhada. Depois d amanhà vou fazer de bike a trilha mais perigosa do mundo (procurem fotos Coroico). Bom, vou indo nessa.
Um beijo pros meus pais, minhas irmàs, tias, tios, amigos...todos. È legal saber que estao aì, really.

P.S.: esse è o ùltimo aviso, o texto tà simplòrio, como se tivesse no msn mesmo, nem corrigi. (esse è um recado ao senhor Odaìlton)

6 comentários:

  1. :) É divertido ter notícias suas por aqui. ^^

    ResponderExcluir
  2. Beijos da Madrinha!!!! O Francis falou que o espagueti tá caro pode pechincharrrr rsrs
    Tô gostando de ler sobre sua aventura.
    Estamos com vc
    Fique com Deus!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. liiiiinnnnnnnnnnnnnnnnndo
    amamos voce fiquei bem feliz em ler sobre voce e a sua viajem

    ResponderExcluir
  4. Ae Artur...não deixa de escrever aqui não hein, quero acompanhar essa história...

    boa sorte, abração

    ResponderExcluir
  5. Oi, filho.
    Fiquei feliz com as novidades, aventuras, mas ouvir sua voz ... Deus te abençoe!
    Te amo!
    Bjo

    ResponderExcluir