segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Novamente em La Paz - Bolívia


Pois é, andei muito tempo sem postar novidades. Iria passar uns 2 dias em Cusco, mas acabei ficando 5.
Vamos lá. Na manhá seguinte ao último texto, eu fui ao Machu Picchu. Lá, encontrei dois brasileiros, um canadense e uma americana. Depois ficamos só eu, o canadense e a americana. Foi sensacional o passeio, muito bom mesmo. Subimos o Wayna Picchu, que é uma montanha que está em frente ä cidade Inca. Sobre o Machu Picchu só posso dizer que é sensacional. Depois de subir o monte eu n{ao conseguia entender como eles construíram aquilo, pois é muito íngreme (é o morro ao fundo na foto).
Já de tarde, me despedi de Jean Francois e Allie, que foram embora mais cedo (o meu trem sairia mais tarde). Fiquei de ligar para Allie para ver se ela iria querer sair em Cusco, já de noite. Como voltei tarde, meia noite, nao liguei, e acabei indo pra noite de Cusco sozinho.
Na manhá seguinte, estava passeando pelas ruas, quando do nada encontrei Allie nas ruas de Cusco. Fomos passear juntos, pois ela ainda nao conhecia a cidade. Entáo pagamos uma massagem (individual, cada um num guiche hehe), fomos ao mercado, compramos algumas coisas no mercado e decidimos que iríamos tomar o chá de ayhuasca (o chá do santo daime). Pagamos 170 soles cada e ficamos o dia todo sem comer nada, somente algo leve na hora do almoCo.
Bom, depois de um atraso dela, e eu morrendo de medo, pois eu nao iria fazer isso sozinho, ela chegou e, acompanhados do xaman, mais dois homens e um australiano, que tomaria conosco, fomos a uma casinha no meio de Cusco (iríamos a uma montanha, mas estava chovendo, e o xcaman achou melhor nao irmos).
Bom, depois de uma cerimönia meio estranha (detalhe que pra mim aquilo era tudo papo furado, pois para mim só seria química agindo em meu corpo), tomamos o chá. BENZADEUS, QUE GOSTO HORRÍVEL. Todos sabíamos que vomitaríamos. Eu fui o primeiro a ter os sintomas. Do nada comecei a dar muita risada, nao conseguia me controlar. Nisso eu perguntava para Allie como ela estava, e só me dizia que estava complemtanete normal. Depois comecei a ter as alucinaCoes. Vi Incas nas montanhas, no meio do Machu Picchu, me chamando para mergulhar na alucinaCao, coisa que eu nao fazia, pois por nao acreditar nessa coisa espiritual do chá, eu me voltava [a ideia de que era apenas química em meu corpo, e que estava numa casinha em CUsco. Também vi meus pais dizendo coisas do tipo "náo, artur, por que que vocë tá fazendo isso?".
De repente, eu comecei a vomitar, e muito. E um mal-estar gigante. Foi horrível. Eu segurava a mao de Allie, como uma forma de me proteger, pois estava ficando com medo. E repetia para ela, em inglës, para o xaman nao entender, "i wanna finish..i wanna finish!" Estávamos num quarto escuro, e o xaman ficava fazendo sons com um instrumento, que me dava medo. Comecei a me desesperar, e queria terminar logo. A minha garganta estava seca demais. Entao, no fundo da alucinaCao e loucura que estava sentindo, eu consegui raciocinar e dizer para mim mesmo "é só química no meu corpo, e essa bebida nao é algo que nosso corpo aceita, por isso a secura e o vömito...vou tomar água e acabar com isso". Entao peguei uma garrafa dágua e ameacei beber. O xaman já tinha botado muito medo em nós, de que se tomássemos água teríamos problema de pressáo, de sei lá o q, mas no fundo eu sabia q ele falava aquilo pois a água iria cortar a brisa. Entao, enquanto ele falava para eu nao tomar água, pensei: " que se fod#, eu vo terminar com isso". Tomei água, e depois de 5 minutos já comecei a me sentir melhor. A minha brisa passaria depois de uns 30 minutos.
Enquanto isso, o australiano estava malzao, andando de um lado para o outro, repetindo: "watter, watter..i need watter". Logho depois, Allie, que estava tranquila, come}ou a vomitar e ficar muito mal. Coitada, só ficou mal e nao teve nenhuma alucinaCao, deve ter sido realmente frustrante haha.
Resumindo, foi horrível. Depois, pela manhá, ainda fui no banheiro e liberei um resto do chá pela saída de baixo kkkkk, além do mal estar que senti pela manhá. Depois fiquei melhor, assim como Allie.
Bom, pra dizer a verdade eu tomei mais para acompanhar Allie, que estava com muita vontade de tomar, mas nao queria ir sozinha. Bom, valeu como experiëncia, mas para nunca mais, e nao recomendo.
Depois disso tudo, voltamos ao meu hostal, onde dormimos para descansar. Mais tarde, enquanto ela foi para a casa onde erstava hospedada, eu fui dar uma volta em um museu e no estádio do Cienciano de Cusco. CHeguei no estádio e pedi para visitar. Depois de me levar aos vestários, ao gramado e ä sala de imprensa, na hora de ir embora o funcionário me pergunta: "no hay propina(caxinha)?". Disse que nao tinha dinheiro trocado e voltei pro hostal.
O hostal
Era muito legal o hostal, tinha sinuca, tenis de mesa, vários jogos, e muita gente de todo canto, todos jovens. Fiz amizade com uma galera, joguei sinuca, talz. Já de noite, formaram uma mesa de poker, que só nao participei pois ia sair pra jantar. Na verdade, só fui acompanhar Allie em sua curiosidade de comer o Cuy (porquinho da Índia), pois como tinha comido tarde, nao estava com fome.
Bom, digamos que deixei o cuy pra ela haha. Que prato estranho, assim como ela achou, pois o bicho vem quase que inteiro, com dentes...credo!. Tanto que ela náo conseguiu comer. Bom, depois disso me despedi dela, que iria embora na manha seguinte, e fui ao hostal. Eu iria sair com um brasileiro e mais uns caras do hostal, mas com a chuva, acabamos por ficar no hostal, onde o som e a galera até que animou a noite. Dormi, e na manhá seguinte fui ä Puno. No busao, conheci um Colombiano: David. Estávamos apreensivos para chegar logo ä fronteira, que fecharia äs 7h. Nao conseguimos e tivemos que passar a noite em uma cidadezinha que nao lembro o nome. Dividimos um quarto (5 soles por cabeCa) e fomos comer (2 soles o prato com macarrao, batata frita e linguiCa). Como meus soles haviam acabado, ele pagou para mim, sendo que o recompensei em dólares. Hoje cedo atravessamos a fronteira, de volta ä Bolívia.
É muito engraCado como os Colombianos sao marginalizados pelos outros países. Enquanto o guarda nao me fez nenhuma pergunta, e me deu 30 dias de visto, para David, perguntaram quanto tempo ia ficar, quanto de dinheiro tinha, e ainda por cima exigiram o certificado judicial dele, que como David me falou é exigido em todos os países para Colombianos; lhe deram 20 dias de visto.
Bom, cheguei em La Paz e comprei minha passagem para Uyuni (12 horas de viagem). Aqui descobri que fiz uma burrada, pois nao precisava ir a La Paz. Perdi tempo e dinheiro, mas ok, já foi. Meu busao sai äs 7h pm.
Por enquanto é só.

8 comentários:

  1. AI ai aiiiiiiiiii!!!!!!!!! O que não faz uma gringuita hein !? rsrs Tanta coisa pra alucinar fou justamente com papi e mami??? Espero que pelo menos tenha pegado o telefone dela, ou melhor não???
    jÁ IMAGINEI VC NUM FILME DE TERROR NO MEIO DO MATO CUIDADOOOOOOOOOO PELO AMOR DE DEUSSSSSSSSS
    BEIJOS DA DINDA

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Filho querido, viver já é a maior experiência q se pode ter. Deus nos deu esse presente lindo e devemos aproveitá-lo ao máximo com coisas q realmente nos façam crescer. Viajar é muito bom! Não estrague essa experiência!
    Bjos
    Te amo!

    PS. - A outra postagem foi removida por ter sido escrita num momento de estresse total.

    PS2-A postagem excluída da tia Eliana foi um lapso. Não sei o q aconteceu. Problemas de mami com computador. Ela usou o meu computador e acho q ficou "algo" ligado. rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Afilhadinho do coração!!!!!!!!!!!! Bem que o Francis avisou pra tomar cuidado com os GRINGOS, principalmente com as GRINGASSSSSSS . Não vai querer comer o sal da Bolívia. Olha a pressão!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! rsrs
    Fique com Deus

    ResponderExcluir
  6. AAAAAArtur, te amo, escreve mais estamos querendo saber de voce...........não faça mais nenhum besteira de arriscar algo que não conhece, alias esse tal chá ai voce já conhecia pelo menos de ouvir falar nééé, que alucina que toma, então voce não deveria te-lo feito, com a graça de DEUS não aconteceu nada de mais grave, porém não arrisque mais nada, estamos te pedindo por favor...... estamos com muita saudades, volte logo. beijos mil DEUS TE ABENÇOE E GUIE OS SEUS PASSOS QUE NOSSA SENHORA ESTEJA NA FRENTE E TE CUBRA COM O MANTO SAGRADO.

    ResponderExcluir
  7. hummmmmm, preciso de um companheiro!!!!!!!!!!!! Deus abenloe Artur, bom auasca j'a tomou, agora n'ao vai querer ch"a de cogumelo e de lirio!!!!!!!! Fica na PAZ, beijos de todos Padrinho Paulo, e nois ahhhh, durmimos no hotel, espero que tenha durmido de conchinha!!

    ResponderExcluir